O LCAD conta com uma variedade de sistemas computacionais para atender às necessidades de usuários de computação de alto desempenho. O principal sistema de computação do LCAD é um cluster de 64+1 processadores (ATHLON XP 1800+) com performance teórica máxima de 204 Gflop/s. Além do Cluster, o LCAD conta com várias estações de trabalho para dar apoio às tarefas de desenvolvimento e pesquisa de aplicações de alto desempenho.
Cluster
Totalmente operacional desde janeiro de 2003, o Cluster do LCAD é composto de 64 nós de processamento e 1 nó de administração (host). Com 256 MB de memória e 20GB de capacidade de armazenamento por nó, o cluster totaliza 16 GB de memória RAM e 1,2 TB de capacidade de armazenamento em disco. Segue abaixo uma breve descrição da configuração dos nós de processamento, host e interconexão do cluster, além das estações de trabalho disponíveis para os usuários:
Master
ATHLON XP 1800+, 512 MB RAM, 90 GB de disco
2 placas de rede, uma 3COM Gigabit Ethernet para conexão com os nós de processamento e uma 3COM Fast-Ethernet para conexão externa