Replicação de um Nó do Cluster (HDs Idênticos - TPOLs novas com FC8)

De LCAD
Ir para: navegação, pesquisa

PROCEDIMENTO DE REPLICACAO DE HDs PARA TPOLs (CLUSTER ENTERPRISE)

Para replicacao dos nós do cluster enterprise (Fedora Core 8) foi adotado o método já utilizado no antigo cluster (Red Hat 7) o procedimento de clonagem de HDs via DD. Foi estudado outros métodos de clonagem mas o hardware (tpols) nao suportava nenhum deles.

PROCEDIMENTOS PARA O USO DO DD.

O processo de clonagem do HD consiste em adicionar um novo HD a uma TPOL com o sistema instalado com o mesmo tamanho do HD original. O HD deverá ser colocado na IDE secundária e deve estar setado (via jumper) como MASTER, dessa forma a estrutura ficaria da seguinte maneira:

HD com sistema (na IDE primaria) : sda
HD a ser Clonado (na IDE Secundária) sdc
Obs: No Fedora Core 8 os HDs mesmo sendo IDE são reconhecidos como SDx e não HDx como de costume.

O PROCESSO DE CLONAGEM

Ao ligar a máquina verifique no setup se o novo HD foi reconhecido normalmente, feito isso aguarde o carregamento do sistema e em seguida abra um terminal (como root) e digite:

fdisk -l

verifique se os HDs estão como descrito acima (SDA - hd master na IDE primaria e SDC - hd master na IDE secundária). Se tudo estiver correto vamos ao comando para clonar.

Digite no terminal:

dd if=/dev/sda of=/dev/sdc

Lembrando que:

/dev/sda é o HD que tem o sistema
/dev/sdc é o HD que será clonado

Aguarde de 40 minutos a 1 hora para o término da operação.

CONFIGURANDO O NOVO HD:

Após o término da clonagem coloque o HD na nova maquina e inicie o sistema, logue-se como root e vá até o menu administracao > rede