Update de HD
Índice
Introdução
Este é um roteiro simples e eficiente de como realizar um update de HD mantendo-se a instalação de um sistema original e seus arquivos. Este roteiro é adequado para casos em que os HDs, original e novo, sejam idênticos ou diferentes. A princípio, nenhuma reinicialização é necessária entre os passos deste roteiro. Além dos HDs necessita-se apenas de um Live CD Ubuntu 7.04.
O roteiro está dividido em três partes: preparação do novo HD, transferências de dados, configuração da MBR do novo HD. Cada parte é detalhadamente descrita em subseções a seguir.
Preparação do Novo HD
Ao final desta fase, os dados do HD original poderão ser transferidos para o novo HD. É importante salientar a flexibilidade que este roteiro proporciona, ao permitir, se necessário:
- disposição diferente de partições no novo HD;
- novas partições com tamanhos diferentes das originais. Ex: uma nova partição /tmp com o dobro do tamanho da anterior;
- novas partições. Ex: criação de uma partição /dados, não existente no HD original.
Os passos que compõem a preparação do novo HD são:
Passo 1: instale o novo HD na IDE 1 master; o HD original na IDE 2 master; e o drive de CD na IDE 1 slave ou IDE 2 slave.
Esta configuração é importante durante a fase de configuração da MBR do novo HD, visto que em alguns casos é mais direto trabalhar com a MBR do HD instalado na IDE 1 master.
Passo 2: insira o Live CD Ubuntu 7.04 no drive de CD e inicialize seu sistema.
Passo 3: retire de operação o daemon gnome-volume-ma.
Este daemon monta automaticamente todas as partições enxergadas pelo sistema, mesmo após uma desmontagem (umount) manual. Como eventuais partições do novo HD deverão ser destruídas, este passo se mostra necessário. Na prática, entre com os seguintes comandos:
ubuntu@ubuntu:~$ ps -A | grep gnome-volume-ma
Com este comando, você descobrirá o número do processo gnome-volume-ma. Esse número deve ser usado para tirar tal processo de operação, da seguinte forma:
ubuntu@ubuntu:~$ kill -9 XXXX
Passo 4: inicialize o aplicativo GParted.
Este é um aplicativo gráfico, intuitivo e bastante versátil em manipulações de partições. Seu ícone se encontra no seguinte caminho: System >> Administration >> GNOME Partition Editor
Passo 5: desmonte todas as partições de ambos HDs.
Devido a praticidade, recomenda-se executar este passo com o próprio GParted. Basta clicar com o botão direito na partição a ser desmontada e selecionar a opção umount.
IMPORTANTE: não desative o swap do HD original.
Passo 6: destrua as eventuais partições do novo HD.
Este passo é necessário, pois novas partições serão criadas neste HD na próxima fase. Portanto, este passo garante que o novo HD estará necessariamente “limpo”.
Passo 7: garanta que o disklabel do novo HD seja do tipo msdos.
Este é o disklabel padrão utilizado pelo sistema operacional linux. Para verificar o tipo de disklabel de um HD, basta seguir o seguinte caminho no GParted: View >> Harddisk Information. Esta e outras informações estarão disponíveis no lado esquerdo da tela. Caso o disklabel do novo HD não seja do tipo msdos, será necessário configurá-lo. Para tal, basta selecionar o novo HD e clicar no ícone Device >> Set Disklabel e, então, clicar no botão Create.
Transferência de Dados
Com a fase anterior concluída, é possível realizar a transferência dos dados do HD original para o novo HD. Novamente o GParted se mostra adequado a esta fase. Ele permite diversas operações sobre partições, inclusive operação conjunta de cópia e redimensionamento. Contudo, recomenda-se fortemente não utilizar tal operação. Como alternativa, realize essas operações em separado. É extremamente relevante perceber que cada operação realizada no GParted somente se torna efetiva após ela ter sido "aplicada". Para "aplicar" uma determinada operação, basta clicar no ícone Apply.
Os passos que compõem a transferência de dados são:
Passo 1: realize as cópias das partições desejadas.
Esta operação é bem intuitiva. Basta selecionar uma partição do HD original, clicar no ícone Copy, selecionar o novo HD e clicar no ícone Paste. É importante perceber a necessidade de colar a nova partição no local em que ela ficará após os redimensionamentos.
IMPORTANTE: Caso seja necessário copiar/colar mais de uma partição, é necessário seguir a mesma seqüência das partições presente no HD original. Por exemplo, se o HD original tiver quatro partições, copie e cole as partições na seguinte seqüência: hdc1, hdc2, hdc3, hdc4. Isso é necessário devido ao fato do GParted nomear uma partição que está sendo colada, em função do número de partições já criadas anteriormente no novo HD. Por exemplo, se a primeira partição copiada for hdc4, sua cópia no novo HD será nomeada como hda1, o que, em geral, não é desejado.
Passo 2: crie novas partições no novo HD se necessário.
Em alguns cenários, é interessante criar novas partições no novo HD. Por exemplo, digamos que o HD original não tenha uma partição própria para arquivos temporários e que seja interessante adicionar uma partição deste tipo no novo HD. Esta criação é bastante intuitiva, basta selecionar um espaço ainda não utilizado no novo HD e, então, clicar no ícone New. Será aberta uma janela onde será possível configurar as características desejadas para a nova partição.
Passo 3: realize eventuais redimensionamentos de partições do novo HD.
Esta operação também é bem intuitiva. Basta selecionar a partição a ser redimensionada e clicar no ícone Resize. Entre com as novas características para a partição e clique no botão OK. Repita a operação anterior para todas as partições a serem redimensionadas.
Configuração da MBR do Novo HD
Após a conclusão das duas fases anteriores, o novo HD terá todos os arquivos do HD original. Contudo, caso se tente carregar seu sistema (dar o boot), este carregamento falhará. Isto acontece devido ao fato da MBR do novo HD não estar devidamente configurada. Durante a fase anterior, algumas partições do HD original foram copiadas para o novo HD, mas não foi feita a cópia da MBR.
O procedimento de configuração da MBR depende de qual gerenciador de boot se utiliza. São descritos abaixo os procedimentos específicos quando se utiliza o GRUB e o LILO.
Após a conclusão desta fase, simplesmente desligue a máquina e retire o HD original.
Utilizando o GRUB
Este procedimento é adequado para o caso em que não se utiliza uma partição dedicada para boot. Quando se utilizar uma partição especificamente para boot, esse procedimentos deverá ser ligeiramente adaptado. São poucos os comandos necessários. O primeiro deles é o:
ubuntu@ubuntu:~$ sudo grub
Após este comando, você será levando para um prompt próprio do grub, onde serão necessários outros comandos específicos. Estes comandos são apresentados na figura abaixo.
O (hd0,0) foi passado como parâmetro no comando root porque desejou-se utilizar os arquivos de configuração do GRUB presentes na primeira partição do novo HD (cópias do HD original), que foi instalado na IDE 1 master (hda1 = hd0,0). Caso o arranjo de partições tenha sido modificado de forma substancial (por exemplo a presença de outro sistema operacional no novo HD), será necessário editar tais arquivos de configuração. Porém, na maior parte das vezes, quando se deseja realizar operações mais simples como alterar tamanhos de partições, nenhuma modificação nesses arquivos é exigida.
O parâmetro (hd0) foi utilizado no comando setup por se desejar configurar a MBR do novo HD, que foi instalado na IDE 1 (hda = hd0).
IMPORTANTE: É interessante ressaltar que não se faz necessário montar nenhuma partição de nenhum dos HDs para a realização deste procedimento.
Utilizando o LILO
Este procedimento é adequado para o caso em que se utiliza uma partição dedicada para boot (por exemplo partição 1 para boot e partição 7 para o sistema). Quando não se utilizar uma partição especificamente para boot, esse procedimentos deverá ser ligeiramente adaptado.
No caso em que se utiliza o LILO para configurar a MBR do novo HD, resumidamente são necessários os seguintes passos: passar a utilizar o sistema do novo HD, não mais o do CD ROM (sem reinicializar a máquina); adaptar o arquivo de configuração lilo.conf, se necessário; executar o lilo; e adaptar o arquivo de configuração fstab, se necessário. Cada passo é descrito a seguir.
Passo 1: passe a utilizar o sistema operacional do novo HD.
Os seguintes comandos são necessários para a conclusão deste passo:
ubuntu@ubuntu:~$ sudo su
root@ubuntu:/home/ubuntu# mkdir /mnt/sistemanovo
root@ubuntu:/home/ubuntu# mount /dev/hda1 /mnt/sistemanovo
root@ubuntu:/home/ubuntu# chroot /mnt/sistemanovo
Passo 2: adapte o arquivo de configuração lilo.conf, se necessário.
Este arquivo geralmente se encontra no diretório /etc e sua adaptação somente é necessária caso o arranjo das partições seja alterado de forma considerável (por exemplo transferir uma partição / da segunda partição do HD original para a primeira partição do novo HD, ou seja, de hdc2 para hda1).
Passo 3: execute o lilo.
Conclua este passo por meio do comando:
[root@ubuntu: /]# lilo
Passo 4: adapte o arquivo de configuração fstab, se necessário.
Este arquivo geralmente se encontra no diretório /etc e sua adaptação está condicionada às mesmas razões que justificam a adaptação do arquivo de configuração lilo.conf.
A figura abaixo exemplifica, em detalhes, este procedimento como um todo.
IMPORTANTE: Perceba na figura acima que quando se tentou executar o lilo pela primeira vez, ocorreu um erro. Isso porque a partição dedicada para boot não estava montada. Após a devida montagem da partição de boot a execução do lilo pode ser feita com sucesso.