Construção de pacotes RPM

De LCAD
Revisão de 11h06min de 23 de junho de 2008 por Bzmelotti (discussão | contribs) (Exemplo básico)
Ir para: navegação, pesquisa

Instalação das ferramentas

Para construir pacotes RPM's, primeiramente, devemos instalar as bibliotecas necessárias para o ambiente de desenvolvimento de pacotes RPM's. As bibliotecas necessárias são o Development Tools e rpmdevtools. Para instalar essas bibliotecas, logue como root e digite:

yum groupinstall "Development Tools"
yum install rpmdevtools

Preparando a estrutura do diretório

Antes de iniciar a construção de pacotes RPM's, devemos preparar a estrutura de diretórios do RPM. Essa estrutura é criada com o comando:

rpmdev-setuptree (não executar esse comando como root)

Será criado um diretório de nome rpmbuild no home do usuário.

Exemplo básico

Ao criar a estrutura de diretórios para o RPM é criado 5 diretórios: BUILD, RPMS, SOURCES, SPECS e SRPMS. Os fontes de seu programa devem ficar no diretório SOURCES. O exemplo básico consiste de um programa na linguagem C que imprime uma mensagem no terminal. Salve o .tar () no diretório SOURCES e o () no diretório SPECS. Descompacte o arquivo.

Procedimentos


Criação do configure.in e Makefile.in


Devemos criar um arquivo configure.in e Makefile.in que são arquivos para gerar os executáveis do seu programa. Posteriormente, devemos gerar o Makefile para compilar o nosso programa. Para gerar digite no diretório que se encontra o configure.in e Makefile.in o comando:

autoconf

Esse comando criará um arquivo configure que será utilizado para gerar o Makefile e verificar quais as dependências o nosso programa precisa.

Criação de arquivos de update


==

Para construir um pacote RPM, deve-se especificar uma arquivo de configuração de extensão .spec no diretório SPECS.