Erros comuns e soluções

De LCAD
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Neste documento são apresentados os erros mais comuns encontrados após a instalação do Globus Toolkit.

Erros comuns

error in loading shared libraries

A variável de ambiente LD_LIBRARY_PATH não foi definida. Se você receber esta mensagem como cliente, certifique-se de ter executado

source $GLOBUS_LOCATION/etc/globus-user-env.sh

ERROR: no valid proxy, or lifetime to small (one hour)

Você provavelmente está utilizando o globus-personal-gatekeeper como root ou não executou o grid-proxy-init.

Não execute o globus-personal-gatekeeper como root. globus-personal-gatekeeper foi projetado para permitir que um usuário normal inicialize um gatekeeper utilizando um proxy de seu próprio certificado. Se você é o usuário root, você deveria configurar o gatekeeper utilizando o inetd ou o xinetd e utilizando os certificados do seu host. Se você não é o root, certifique-se de que está rodando o9 grid-proxy-init antes de executar o globus-personal-gatekeeper.

GRAM Job Submission Failed because the executable does not exist (error code 5)

Deve-se copiar o executável para o $HOME do computador remoto ou utilizar o parâmetro --stage na linha de comando para que o job seja enviado.

GRAM Job Submission Failed because the authentication with the remote server failed (error code 7)

Verifique o arquivo $GLOBUS_LOCATION/var/globus-gatekeeper.log no servidor remoto, você deve ver algo semelhante a:

Authenticated globus user: /O=Grid/O=Globus/OU=seu.dominio/OU=Seu Nome
Failure: globus_gss_assist_gridmap() failed authorization. rc =1

Isso indica que sua conta não está no grid-mapfile. Crie o grid-mapfile em /etc/grid-security (ou o lugar para onde o flag -gridmap no seu $GLOBUS_LOCATION/etc/globus-gatekeeper.conf apontar) com uma entrada associando o seu subject name com seu nome de usuário. Se necessário, recorra ao guia de administração do Globus, caso não saiba como fazer isso. Se você vir "rc = 7" ao invés de "rc = 1", então você deve ter permissões mal configuradas em /etc/grid-security/. Ele deve ser legível por todos os usuários para que o subdiretório certificates/ seja lido.

GRAM Job Submission failed because the connection to the server failed (check host and port) (error code 12)

Seu cliente é incapaz de conectar ao servidor. As causas possíveis são:

  • O gatekeeper não está rodando
  • O host não é alcançável
  • O gatekeeper não está rodando em uma porta padrão

Certifique-se que o gatekeeper está sendo iniciado pelo inetd ou xinetd. Verifique se conexões TCP/IP ordinárias são possíveis. Você pode logar remotamente ou pingar o servidor? Se você não puder, então provavelmente não conseguirá submeter jobs. Verifique por erros de digitação no nome do servidor.

Tente conectar por telnet na porta 2119. Se você vir a mensagem "Unable to load shared library", o gatekeeper não foi compilador estaticamente e não possui a variável de ambiente LD_LIBRARY_PATH definida. Se este for o caso, recompile estaticamente, ou defina a variável para o gatekeeper. No inetd, utilize /usr/bin/env para lançar o gatekeeper, ou utilize a opção "env=" no xinetd.

Verifique o arquivo $GLOBUS_LOCATION/var/globus-gatekeeper.log se ele existir. Ele pode dizer que a chave privada é insegura, então ele se recusa a iniciar. Nesse caso, verifique as permissões da chave para ser lida apenas pelo seu dono.

Se o gatekeeper estiver em uma porta não padrão, certifique-se de usar uma string de contato host:porta.