Novo Script

De LCAD
Ir para: navegação, pesquisa

Toda execução de experimentos deve ser realizada por meio do script de nome "execute", que será descrito a seguir. Este script se encontra no diretório USER_INTERFACE.

É importante ressaltar que experimentos são realizados somente após o SCAE estar devidamente instalado. Para ler sobre como instalar o SCAE, acesse Manual do SCAE.

Cabe salientar também que para um determinado experimento ser realizado, este deve ter sido configurado. Para ler sobre como configurar um experimento, acesse Como criar ou configurar um conjunto experimentos.

Há dois níveis de execução de experimentos. O primeiro exige certo conhecimento do usuário, que deve compreender as ordens de precedência entre as execuções ("build", "train" e "test"). Neste nível, pelo menos uma opção de execução deve estar presente na linha de comando.

O segundo nível de execução não exige do usuário nenhum conhecimento relacionado a ordem de precedência de subtarefas internas ao Sistema SCAE. Para que este nível seja utilizado, nenhuma opção de execução, exceto a opção "all" (default), deve estar presente na linha de comando.

O script de execução de experimentos tem seu próprio help, que especifica em detalhes seu funcionamento. Abaixo se encontra como exibir na tela este help, assim como seu conteúdo.

[user@host USER_INTERFACE]$ ./execute -help

NOME
       execute - executa construções de tabelas, treinamentos e testes.

SINAPSE
       ./execute {-opcao} [x.y.z.w]

OPCOES
        help - exibe este help.

        build - executar construções de tabelas para o experimento x.y.z.w.

        train - executar treinamento do experimento x.y.z.w. Ter executado o "built" correspondente eh pre-requisito.

        test - executar teste do experimento x.y.z.w. Ter executado o "train" correspondente eh pre-requisito.

        all (default) - executar contruções de tabelas, treinamento e teste do experimento de x.y.z.w. Com esta opção, é possível especificar
também uma faixa de experimentos a serem considerados. Esta especifição deve ser feita passando-se os identificadores da seguinte forma: 
x.y.z.n-m. Por exemplo, ao se especificar 1.2.5.2-5, são considerados os experimentos 1.2.5.2, 1.2.5.3, 1.2.5.4 e 1.2.5.5. Caso nenhuma opção 
seja especificada pelo usuário, esta é considerada.

        l - gerar arquivo de log.

        s - nao exibir na tela nenhuma mensagem (silent).

EXEMPLO
        Caso se deseje somente carregar as tabelas relacionadas ao experimento 1.1.1.2, entre com o seguinte comando:

        ./execute -build -l 1.1.1.2

        OBS: como a opcao "l" foi utilizada, um arquivo de log de nome execute_build_1.1.1.2.log sera gerado e salvo no subdiretorio de nome "logs".


        Caso se deseje somente realizar o treinamento do experimento 1.1.1.2, entre com o seguinte comando:

        ./execute -train -s 1.1.1.2

        OBS: A opcao "s" determina que nenhuma mensagem de saida ou de erro deve ser exibida na tela.


        Caso se deseje somente realizar o teste do seus testes, entre com o seguinte comando:

        ./execute -test 1.1.1.2 -l

        OBS: como a opcao "l" foi utilizada, um arquivo de log de nome execute_test_1.1.1.2.log sera gerado e salvo no subdiretorio de nome "logs".


        Caso se deseje realizar de forma sequencial todos os passos (build, train e test) dos experimentos 1.1.1.2, 1.1.1.3 e 1.1.1.4 entre 
com o seguinte comando:

        ./execute 1.1.1.2-4 -l

        OBS: como a opcao "l" foi utilizada, um arquivo de log de nome execute_all_1.1.1.2-4.log sera gerado e salvo no subdiretorio de nome "logs".