Mudanças entre as edições de "Configurando o Pioneer 3DX no MRDS"

De LCAD
Ir para: navegação, pesquisa
(New page: == Instalação padronizada do ambiente de desenvolvimento (22/05/2010) == ATENÇÃO: Siga exatamente todos os passos abaixo, ou sua instalação poderá ficar prejudicada. === Se você ...)
 
 
(13 revisões intermediárias por um outro usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
== Instalação padronizada do ambiente de desenvolvimento (22/05/2010) ==
+
[[category:MRDS]]
 +
== Configurando o P3DX no MRDS ==
  
 
ATENÇÃO: Siga exatamente todos os passos abaixo, ou sua instalação poderá ficar prejudicada.
 
ATENÇÃO: Siga exatamente todos os passos abaixo, ou sua instalação poderá ficar prejudicada.
  
=== Se você tem o ambiente de desenvolvimento primeiro execute esses passos ===
+
=== Você deve ter configurado o MRDS no seu computador ===
  
#Se você tem alguma versão do Microsoft Visual Studio 2008 Express, Professional ou Standard remova a mesma. (Mais tarde a mesma poderá ser reinstalada, caso seja necessário)
+
#Conectar o robô Pioneer 3DX ao computador através da porta USB, utilizando adaptador USB to Serial. OBS: não é necessário ligar o robô.
#Remova o Microsoft Robotics Developer Studio 2008 Express (MRDS).
+
#Instalar driver da porta COM
#Remova todas as versões da EmguCV que se encontram em seu sistema. (Mais tarde se houver a necessidade de versões diferenciadas as mesmas poderão ser instaladas)
+
## No Windows XP: baixar em http://www.prolific.com.tw/eng/downloads.asp?id=31. É possível que seja necessário reiniciar o computador após a instalação.
#Remova as pastas deixadas pela desinstalação da EmguCV e do MRDS.
+
## No Windows 7 a instalação é automática.
#Reinicie o computador.
+
#Verificar o número da porta COM em que o driver foi instalado. Para isso acesse a janela Device Drivers (Meu Computador->Propriedades->Aba Hardware->Device Drivers), expanda a opção "Portas (COM & LTP)" e verifique o número da porta de "Prolitic USB-to-Serial Comm Port (COMX)" onde X é o número da porta. Anote este número, ele é muito importante, pois será necessário depois conectar o Laser (Sick-LMS) que também será instalado em uma porta COM.
 
+
#Edite o arquivo ArcosCore.config.xml localizado em ProMRDS\config, alterando a entrada <ComPort> para o número apropriado que foi anotado no passo anterior.
=== Começar uma instalação limpa ===
+
#Ligue o robô e execute o arquivo RunP3DX.cmd na pasta ProMRDS\bin. Se tudo der certo, um prompt de execução do MRDS será instanciado, os serviços do Pioneer serão inicializados e o Dashboard será exibido. Será possível controlar o robô através das setas do Dashboard ou através do Joystick. Cuidado ao utilizar as setas, pois existe o risco de acidentes se você mandá-lo andar pra frente e não mandá-lo parar.
 
+
#Conectar o Laser Sick-LMS ao computador através da porta USB seguindo as mesmas instruções utilizadas ao conectar o robô Pioneer 3DX.
#Instale a versão gratuita do Microsoft Visual Studio 2008 Express Editions with SP1 disponível em http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=3254C868-BCB9-412C-95C6-D100C872EC60&displaylang=en
+
#Verificar e anotar o número da porta COM em que o driver do Sick-LMS foi instalado (seguir as mesmas instruções utilizadas ao conectar o robô Pioneer 3DX).
##Faça a instalação em: "C:\Microsoft Visual Studio 9.0\".
+
#Alterar o número da porta COM no arquivo "newsick.config.xml" (diretório ProMRDS\config), modificando a propriedade COMPort. Basta o número da porta, sem necessidade do prefixo 'COM'.  
# Instale a versão gratuita do Microsoft Robotics Developer Studio 2008 Express disponível em http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=190572
+
#Para utilizar o Pioneer no ExplorerSim:
##ATENÇÃO: Faça a instalação CUSTOM em: "C:\Microsoft Robotics Dev Studio 2008 R3\"
+
##Edite o arquivo "explorersim.manifest.xml" (diretório ProMRDS\config) comentando os serviços relativos ao ambiente de simulação (MazeSimulator) e aos outros robôs, e descomentando os serviços do Pioneer 3DX (ArcosCore e ArcosDrive) e do Laser Sick-LMS (NewSick).
#Crie os seguinte diretórios em "C:\":
+
##Ao executar o ExplorerSim, o robô utilizado será o Pioneer com Sick-LMS Laser.
##"C:\robotics\" e "C:\robotics\tplib" (Third-Party Libs)
+
#TODO's
#Instale a biblioteca EmguCV 2.0.1.0 (http://sourceforge.net/projects/emgucv/files/emgucv/2.0.1.0/Emgu.CV.x86_2.0.1.0_windows_installer.zip/download) em "C:\robotics\tplib\EmguCV\"
+
##Fixar o sensor Laser Sick-LMS ao Pioneer 3DX utilizando um suporte de acrílico (Risco de acidente). - FEITO parcialmente com velcro
##OBS: Todas as outras bibliotecas de terceiros relacionadas com o MRDS deverão ser instaladas em "C:\robotics\tplib\".
+
##A configuração da porta COM do serviço NewSick deveria estar em um arquivo de propriedades do serviço e não hard-coded. - FEITO
#Baixe os códigos em estudo do diretório svn do LCAD (você vai precisar de ter uma conta na rede do LCAD e de estar cadastrado no repositório svn roboticaprobabilistica - fale com o Prof. Alberto).
+
##Incluir o step-by-step para conectar a Bumblebee ao ExplorerSim.
##Para isso: instale em sua máquina o TortoiseSVN (http://tortoisesvn.net/downloads);
 
##Adicione ao TortoiseSVN a lista de arquivos a serem ignorados no versionamento de código:
 
### *.obj *.pdb *.pch *.ilk *.exe *.idb *\Debug *\Release
 
### Veja como em: http://www.ccppbrasil.org/wiki/Uso_B%C3%A1sico_do_TortoiseSVN
 
##Execute um Checkout de http://www.lcad.inf.ufes.br/svn/roboticaprobabilistica para "C:\robotics\": Clique com o botão direito do mouse em "C:\robotics\" e selecione SVN Checkout na tela que vai aparecer, copie a URL do repoisitório para "URL of repository" e clique OK e atenda às solicitações do TortoiseSVN;
 
#Crie um link do diretório ProMRDS em "C:\robotics\code\proMRDS" para o diretório "C:\Microsoft Robotics Dev Studio 2008 Express\proMRDS" usando o comando Windows junction.exe:
 
##Para isto basta executar o scritp junction_paths.cmd (dê dois cliques no mesmo) localizado em "C:\robotics\tools\"
 
#Atualize os paths internos do projetos, executando a ferramenta DssProjectMigration separadamente, abra o DSS Command Prompt navegue até "C:\robotics\" e execute:
 
##> dssprojectmigration /b- code;       
 
##> dssprojectmigration /p- code;
 
##> dssprojectmigration /u- code;
 
##> dssprojectmigration /b- lib;       
 
##> dssprojectmigration /p- lib;
 
##> dssprojectmigration /u- lib;
 
##Para o significado de cada uma das atualizações de paths leia: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/bb483018.aspx
 
#Abra o Dss Prompt de Comando e vá para o diretório "C:\robotics\code\proMRDS" e execute o comando (não se preocupe com alguns erros em vermelho que vão aparecer): buildall.cmd
 
#Checar as referências dos projetos que irá utilizar. Para isto na guia Solution Explorer do Visual Studio procure na árvore de projeto a pasta References e veja se existe alguma referência que esteja perdida (ponto de exclamação amarelo). Caso haja alguma, procure pela referência adicionando a mesma, para isto clique com o botão direito em References e clique na opção Add Reference...
 
 
 
OBSERVAÇÕES: Sempre que atualizar a seu código pela SVN, não se esqueça de repetir o passo 7.
 
 
 
ATENÇÃO: Verifique as dependencias do Projeto MazeSimulator em C:\Microsoft Robotics Dev Studio 2008 R3\ProMRDS\Chapter9\MazeSimulator\ e atualize as referências.
 
 
 
Depois copie a pasta Maze_Textures que se encontra em C:\Microsoft Robotics Dev Studio 2008 R3\ProMRDS\Chapter9\MazeSimulator\ para C:\Microsoft Robotics Dev Studio 2008 R3\store\media.
 
 
 
Vá no projeto ExplorerSim e execute um rebuild.
 
 
 
Os exemplos do livro "Professional Microsoft Robotics Developer Studio" (http://www.promrds.com/ página de download http://www.promrds.com/Downloads.htm) foram incorporados ao nosso código.
 
 
 
== ############ ANTIGO ############ ==
 
 
 
=== Se você nunca instalou o ambiente de desenvolvimento ===
 
Siga todos os passos abaixo (caso contrário, veja o próximo roteiro abaixo).
 
 
 
# Instale a versão gratuita do Microsoft Visual Studio 2008 Express Editions with SP1 disponível em http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=3254C868-BCB9-412C-95C6-D100C872EC60&displaylang=en
 
# Instale a versão gratuita do Microsoft Robotics Developer Studio 2008 Express disponível em http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=en&FamilyID=f9d8ddca-ab60-4c62-9770-2aaa87dfd01e
 
# Baixe os códigos em estudo do diretório svn do LCAD (você vai precisar de ter uma conta na rede do LCAD e de estar cadastrado no repositório svn roboticaprobabilistica - fale com o Prof. Alberto). Para isso:
 
## instale em sua máquina o TortoiseSVN (http://tortoisesvn.net/downloads);
 
## escolha ou crie um diretório de trabalho e execute um Checkout de http://www.lcad.inf.ufes.br/svn/roboticaprobabilistica para ele:
 
### clique com o botão direito do mouse no diretório escolhido e selecione SVN Checkout
 
### na tela que vai aparecer, copie a URL do repoisitório para "URL of repository" e clique OK e atenda às solicitações do TortoiseSVN;
 
# Após baixar os códigos:
 
## Crie um link do diretório ProMRDS em seu diretório de trabalho para o diretório "C:\....\Microsoft Robotics Dev Studio 2008 Express" usando o comando Windows junction.exe:
 
### baixe e descompacte o junction.exe (http://download.sysinternals.com/Files/Junction.zip)
 
### execute o comando em um cmd prompt do Windows (exemplo): C:\>"Program Files\Junction\junction.exe" "C:\Users\Claudine\Microsoft Robotics Dev Studio 2008 Express\ProMRDS" "C:\Users\Claudine\Projects\roboticaprobabilistica\ProMRDS"
 
## abra o DSS Command Prompt (Iniciar->Microsoft Robotics Developer Studio 2008 Express->DSS Comand Prompt) e:
 
### execute o comando: DssProjectMigration /b- ProMRDS
 
### vá para o diretório ProMRDS (cd ProMRDS) e execute o comando (não se preocupe com alguns erros em vermelho que vão aparecer): buildall.cmd
 
### vá para o seu diretório de trabalho (cd "diretório de trabalho" e execute o comando DssProjectMigration /b- ExplorerSim
 
# Copie o arquivo (do seu diretório de trabalho) ExplorerSim/simulated_map.bmp para o diretório "C:\....\Microsoft Robotics Dev Studio 2008 Express\"
 
# Instale a biblioteca Emgu (http://sourceforge.net/projects/emgucv/files/) seguindo a opções default.
 
# Abra, no diretório de trabalho, o arquivo ExplorerSim\ExplorerSim.sln
 
# No editor do C#, no Solution Explorer, clique com o botão da direita em References->Add reference e:
 
## selecione a guia browse e navegue até o diretório onde foi instalado o emgucv e dentro de seu subdiretório bin:
 
### marque "Emgu.Util.dll" "Emgu.CV.dll" "Emgu.CV.UI.dll" e tecle OK.
 
# No editor do C#, no Solution Explorer, clique no sinal de "+" ao lado de References e remova SharpGL
 
# No editor do C#, no Solution Explorer, clique com o botão da direita em References->Add reference e:
 
## selecione a guia browse e navegue até o diretório de trabalho\SharpGL_v18\SharpGL\SharpGL\bin\Release e inclua SharpGL.dll
 
 
 
 
 
=== Se você já instalou o ambiente de desenvolvimento na forma antiga ===
 
 
 
# Renomeie o diretório ProMRDS para ProMRDS-old
 
# Baixe os códigos em estudo do diretório svn do LCAD. Para isso:
 
## escolha ou crie um diretório de trabalho e execute um Checkout de http://www.lcad.inf.ufes.br/svn/roboticaprobabilistica para ele:
 
### clique com o botão direito do mouse no diretório escolhido e selecione SVN Checkout
 
### na tela que vai aparecer, copie a URL do repoisitório para "URL of repository" e clique OK e atenda às solicitações do TortoiseSVN;
 
# Após baixar os códigos:
 
## Crie um link do diretório ProMRDS em seu diretório de trabalho para o diretório "C:\....\Microsoft Robotics Dev Studio 2008 Express" usando o comando Windows junction.exe:
 
### baixe e descompacte o junction.exe (http://download.sysinternals.com/Files/Junction.zip)
 
### execute o comando em um cmd prompt do Windows (exemplo): C:\>"Program Files\Junction\junction.exe" "C:\Users\Claudine\Microsoft Robotics Dev Studio 2008 Express\ProMRDS" "C:\Users\Claudine\Projects\roboticaprobabilistica\ProMRDS"
 
## abra o DSS Command Prompt (Iniciar->Microsoft Robotics Developer Studio 2008 Express->DSS Comand Prompt) e:
 
### execute o comando: DssProjectMigration /b- ProMRDS
 
### vá para o diretório ProMRDS (cd ProMRDS) e execute o comando (não se preocupe com alguns erros em vermelho que vão aparecer): buildall.cmd
 
### vá para o seu diretório de trabalho (cd "diretório de trabalho" e execute o comando DssProjectMigration /b- ExplorerSim
 
# Copie o arquivo (do seu diretório de trabalho) ExplorerSim/simulated_map.bmp para o diretório "C:\....\Microsoft Robotics Dev Studio 2008 Express\"
 
# Instale a biblioteca Emgu (http://sourceforge.net/projects/emgucv/files/) seguindo a opções default.
 
# Abra, no diretório de trabalho, o arquivo ExplorerSim\ExplorerSim.sln
 
# No editor do C#, no Solution Explorer, clique com o botão da direita em References->Add reference e:
 
## selecione a guia browse e navegue até o diretório onde foi instalado o emgucv e dentro de seu subdiretório bin:
 
### marque "Emgu.Util.dll" "Emgu.CV.dll" "Emgu.CV.UI.dll" e tecle OK.
 
# No editor do C#, no Solution Explorer, clique no sinal de "+" ao lado de References e remova SharpGL
 
# No editor do C#, no Solution Explorer, clique com o botão da direita em References->Add reference e:
 
## selecione a guia browse e navegue até o diretório de trabalho\SharpGL_v18\SharpGL\SharpGL\bin\Release e inclua SharpGL.dll
 
 
 
 
 
Os exemplos do livro "Professional Microsoft Robotics Developer Studio" (http://www.promrds.com/ página de download http://www.promrds.com/Downloads.htm) foram incorporados ao nosso código.
 

Edição atual tal como às 16h10min de 14 de setembro de 2012

Configurando o P3DX no MRDS

ATENÇÃO: Siga exatamente todos os passos abaixo, ou sua instalação poderá ficar prejudicada.

Você já deve ter configurado o MRDS no seu computador

  1. Conectar o robô Pioneer 3DX ao computador através da porta USB, utilizando adaptador USB to Serial. OBS: não é necessário ligar o robô.
  2. Instalar driver da porta COM
    1. No Windows XP: baixar em http://www.prolific.com.tw/eng/downloads.asp?id=31. É possível que seja necessário reiniciar o computador após a instalação.
    2. No Windows 7 a instalação é automática.
  3. Verificar o número da porta COM em que o driver foi instalado. Para isso acesse a janela Device Drivers (Meu Computador->Propriedades->Aba Hardware->Device Drivers), expanda a opção "Portas (COM & LTP)" e verifique o número da porta de "Prolitic USB-to-Serial Comm Port (COMX)" onde X é o número da porta. Anote este número, ele é muito importante, pois será necessário depois conectar o Laser (Sick-LMS) que também será instalado em uma porta COM.
  4. Edite o arquivo ArcosCore.config.xml localizado em ProMRDS\config, alterando a entrada <ComPort> para o número apropriado que foi anotado no passo anterior.
  5. Ligue o robô e execute o arquivo RunP3DX.cmd na pasta ProMRDS\bin. Se tudo der certo, um prompt de execução do MRDS será instanciado, os serviços do Pioneer serão inicializados e o Dashboard será exibido. Será possível controlar o robô através das setas do Dashboard ou através do Joystick. Cuidado ao utilizar as setas, pois existe o risco de acidentes se você mandá-lo andar pra frente e não mandá-lo parar.
  6. Conectar o Laser Sick-LMS ao computador através da porta USB seguindo as mesmas instruções utilizadas ao conectar o robô Pioneer 3DX.
  7. Verificar e anotar o número da porta COM em que o driver do Sick-LMS foi instalado (seguir as mesmas instruções utilizadas ao conectar o robô Pioneer 3DX).
  8. Alterar o número da porta COM no arquivo "newsick.config.xml" (diretório ProMRDS\config), modificando a propriedade COMPort. Basta o número da porta, sem necessidade do prefixo 'COM'.
  9. Para utilizar o Pioneer no ExplorerSim:
    1. Edite o arquivo "explorersim.manifest.xml" (diretório ProMRDS\config) comentando os serviços relativos ao ambiente de simulação (MazeSimulator) e aos outros robôs, e descomentando os serviços do Pioneer 3DX (ArcosCore e ArcosDrive) e do Laser Sick-LMS (NewSick).
    2. Ao executar o ExplorerSim, o robô utilizado será o Pioneer com Sick-LMS Laser.
  10. TODO's
    1. Fixar o sensor Laser Sick-LMS ao Pioneer 3DX utilizando um suporte de acrílico (Risco de acidente). - FEITO parcialmente com velcro
    2. A configuração da porta COM do serviço NewSick deveria estar em um arquivo de propriedades do serviço e não hard-coded. - FEITO
    3. Incluir o step-by-step para conectar a Bumblebee ao ExplorerSim.