Arquivo:Controle de acesso baseado em biometria facial.pdf

De LCAD
Ir para: navegação, pesquisa
Controle_de_acesso_baseado_em_biometria_facial.pdf(tamanho: 1,01 MB, tipo MIME: application/pdf)

A tarefa de reconhecimento facial é uma das tarefas mais corriqueiras e naturais executadas pelos seres humanos. Apesar de simples para nós, esta tarefa tem se mostrado um grande de-safio para pesquisadores nas áreas de inteligência artificial e visão computacional.

As pesquisas na área de detecção e reconhecimento de objetos, e mais especificamente aque-las voltadas à face humana, têm aumentado muito nos últimos anos principalmente devido à sua aplicabilidade em áreas tais como: segurança pública, controle de acesso, autenticação continua em redes de computadores, entre outras. Nesta dissertação, investigamos a viabilida-de de um sistema para controle de acesso que usa unicamente a biometria da face como chave de acesso. Neste caso, o controle de acesso deixa de ser baseado em “algo que o individuo tem” ou “algo que o individuo sabe” e passa a ser baseado no próprio indivíduo.

Para investigar a viabilidade de um sistema de controle baseado unicamente na biometria da face, desenvolvemos um protótipo de tal sistema que atua de forma completamente automáti-ca, sendo capaz de detectar uma face em uma imagem estática ou em vídeo e de efetuar o re-conhecimento da face sem nenhum tipo de intervenção humana. Para detectar a face utiliza-mos uma abordagem já referência na literatura (Viola Jones) e para o reconhecimento utiliza-mos redes neurais sem peso do tipo Virtual Generalizing RAM (VG-RAM WNN). Por fim, para o controle de acesso, empregamos técnicas probabilísticas Bayesianas.

Os resultados obtidos são promissores. Simulamos o controle de acesso de 50, 100 e 200 usu-ários a determinado recurso e, com o conjunto de 200 usuários, o sistema conseguiu autenticar corretamente 93% dos usuários com um FAR (False Acceptance Rate) de apenas 0,77%, com o conjunto de 100 usuários o sistema conseguiu autenticar corretamente 90,25% com um FAR de 1,79%, e com o conjunto de 50 usuários o sistema autenticou corretamente 93,11% com um FAR de 4,76%.

Histórico do arquivo

Clique em uma data/horário para ver como o arquivo estava em um dado momento.

Data e horárioDimensõesUsuárioComentário
atual09h25min de 31 de agosto de 2010 (1,01 MB)Jairolucas (discussão | contribs)A tarefa de reconhecimento facial é uma das tarefas mais corriqueiras e naturais executadas pelos seres humanos. Apesar de simples para nós, esta tarefa tem se mostrado um grande de-safio para pesquisadores nas áreas de inteligência artificial e visã
  • Você não pode substituir este arquivo.

Nenhuma página contém links para este arquivo.